AMF - Respositório Acadêmico

Quando a música entra em ressonância com as emoções: significados e sentidos na narrativa de jovens estudantes de musicoterapia

Show simple item record

dc.contributor.author Wazlawick, Patrícia
dc.date.accessioned 2018-09-18T20:15:43Z
dc.date.available 2018-09-18T20:15:43Z
dc.date.issued 2004
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/187
dc.description.abstract Este trabalho de pesquisa versa sobre uma possível inter-relação entre temáticas da área da Musicoterapia e da Psicologia Sócio-Histórica, na busca de visualizar as histórias de relação que os jovens vivenciam com a música. Neste direcionamento, seu objetivo é estudar os significados e sentidos expressos nas narrativas que os jovens constroem sobre sua história de relação com a música. Foram entrevistados três jovens com idade entre 20 e 23 anos, estudantes do primeiro ano do curso de graduação em Musicoterapia - que o iniciaram em 2004 - da Faculdade de Artes do Paraná, na cidade de Curitiba. Trabalhou-se com a Entrevista Narrativa (Schütze, 1977) focada na Memória Musical e Autobiografia Musical (Ruud, 1998), junto da escuta das músicas significativas trazidas pelos jovens, em cd, fita k-7 ou tocadas e cantadas no momento da entrevista. O foco principal esteve sob as narrativas tecidas pelos participantes acerca das experiências musicais vivenciadas e dos significados e sentidos que elaboram sobre estes eventos e seus contextos, ao longo de suas vidas. Num duplo movimento entre teoria e dados empíricos foram-se construindo as categorias emergentes das próprias narrativas, que permitiram visualizar os momentos da história de relação com a música entremeada aos contextos coletivos e singulares. Percebeu-se que das vivências em situações concretas permeadas pela dimensão afetiva, os jovens encontraram e vivenciaram a utilização viva da música. Situações estas que deram margem para a construção dos significados da mesma, em toda esta trama. Significados estes que são, principalmente, constituídos e construídos pelos sentidos envoltos as emoções, sentimentos, desejos, vontades, interesses, motivações de sujeitos em constantes relações com o contexto sócio-cultural. Significados/sentidos que demonstram a utilização viva da música e a constante movimentação de sujeitos implicados com a atividade musical, que constituem esta atividade enquanto ela também é constituinte deles. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher UFPR pt_BR
dc.subject Significados e sentidos pt_BR
dc.subject Implicação pt_BR
dc.subject Significação musical pt_BR
dc.title Quando a música entra em ressonância com as emoções: significados e sentidos na narrativa de jovens estudantes de musicoterapia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account