Abstract:
Realizamos uma pesquisa para estudar as principais dificuldades que familiares e professores encontram para educar as crianças (alunos e filhos) com comportamentos indesejados e como os princípios da Pedagogia Ontopsicológica podem contribuir para solucionar tais problemas. Entendemos que as práticas pedagógicas que ocorrem na escola entre professor x alunos e na família dependem de como se estabelecem as relações humanas. A pesquisa foi realizada conforme os pressupostas da abordagem qualitativa pois consideramos ser a mais adequada para investigar a problemática que nos propomos. Na construção do trabalho utilizamos a descrição da experiência vivenciada de três pedagogas. As informações foram coletadas por meio de depoimentos gravados em áudio ou vídeo, os quais foram transcritos e analisados conforme a técnica da análise de conteúdo. Concluímos a relevância da relação entre escola e família para melhoria do processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, do desenvolvimento na sua totalidade do aluno: protagonista principal desse cenário. Com a utilização destes princípios pedagógicos muitas mudanças ocorreram nos adultos (pais e professores) e também no comportamento das crianças (filhos e alunos).