dc.contributor.author |
Oliveira, Fernando Duarte Martins de |
|
dc.date.accessioned |
2018-12-17T19:44:51Z |
|
dc.date.available |
2018-12-17T19:44:51Z |
|
dc.date.issued |
2018-03 |
|
dc.identifier.issn |
2446-6298 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/256 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a contribuição da escola de artes marciais como um ambiente capaz de formar cidadãos conscientes e cumpridores dos próprios deveres pessoais e sociais. Após uma breve análise sociológica sobre a condição existencial da juventude atual, faremos um aceno sobre a metodologia aplicada dentro da escola de arte marcial e como o processo pedagógico dessa metodologia atua na construção de um ambiente absolutamente propício ao desenvolvimento do jovem protagonista responsável. Após, relatamos dois casos particularmente interessantes, o primeiro sobre a formação protagonista de um jovem através da prática da arte marcial, e o seguinte sobre a recuperação da capacidade de construção de si mesmo, através de uma bela experiência de autodescoberta e auto realização por meio da responsabilização individual. Destacamos uma importante categoria teórico-empírica obtida com este estudo que evidenciará a positividade e a relevância dos resultados obtidos e relatados neste ensaio. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.publisher |
AMF |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
Responsabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Artes Marciais |
pt_BR |
dc.subject |
Ontopsicologia |
pt_BR |
dc.title |
Educação marcial: a contribuição da escola de artes marciais no processo formativo do jovem protagonista responsável |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Martial education: the martial arts school’s contribution in the formative process of the responsible young leader |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educación marcial: la contribución de la escuela de artes marciales en el proceso formativo del joven protagonista responsable |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |