| dc.contributor.author | Oliveira, Fernando Duarte Martins de | |
| dc.date.accessioned | 2018-12-17T19:44:51Z | |
| dc.date.available | 2018-12-17T19:44:51Z | |
| dc.date.issued | 2018-03 | |
| dc.identifier.issn | 2446-6298 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/256 | |
| dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a contribuição da escola de artes marciais como um ambiente capaz de formar cidadãos conscientes e cumpridores dos próprios deveres pessoais e sociais. Após uma breve análise sociológica sobre a condição existencial da juventude atual, faremos um aceno sobre a metodologia aplicada dentro da escola de arte marcial e como o processo pedagógico dessa metodologia atua na construção de um ambiente absolutamente propício ao desenvolvimento do jovem protagonista responsável. Após, relatamos dois casos particularmente interessantes, o primeiro sobre a formação protagonista de um jovem através da prática da arte marcial, e o seguinte sobre a recuperação da capacidade de construção de si mesmo, através de uma bela experiência de autodescoberta e auto realização por meio da responsabilização individual. Destacamos uma importante categoria teórico-empírica obtida com este estudo que evidenciará a positividade e a relevância dos resultados obtidos e relatados neste ensaio. | pt_BR |
| dc.language.iso | other | pt_BR |
| dc.publisher | AMF | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
| dc.subject | Responsabilidade | pt_BR |
| dc.subject | Artes Marciais | pt_BR |
| dc.subject | Ontopsicologia | pt_BR |
| dc.title | Educação marcial: a contribuição da escola de artes marciais no processo formativo do jovem protagonista responsável | pt_BR |
| dc.title.alternative | Martial education: the martial arts school’s contribution in the formative process of the responsible young leader | pt_BR |
| dc.title.alternative | Educación marcial: la contribución de la escuela de artes marciales en el proceso formativo del joven protagonista responsable | pt_BR |
| dc.type | Other | pt_BR |