Abstract:
A presente pesquisa tem como objetivo compreender os significados e sentidos da
formação continuada de professores do Ensino Superior que usam o método
ontopsicológico para sua formação. A fundamentação teórica do estudo apresenta,
inicialmente, o pensamento complexo que representa, na concepção dos autores
consultados, o paradigma emergente à educação contemporânea. Na sequência
discorre-se sobre a formação de professores do ensino superior com base em
Nóvoa (1995, 2002, 2009); Schön (1995, 2000); Alarcão (1996); Marcelo García
(1999); Veiga (2009); Imbernón (2006) e Behrens (2006, 2009, 2011). O respaldo
epistemológico do estudo baseia-se nos pressupostos da Ontopsicologia que
também representa uma novidade no contexto acadêmico, do ensino, pesquisa,
extensão e inovação. Para este fim, tomam por base as obras do formalizador desse
pensamento, principalmente os textos revistos e reeditados recentemente:
Meneghetti (2002, 2004a, 2006b, 2007c, 2010, 2012a, 2013a). A metodologia
utilizada para a investigação é de abordagem qualitativa e de cunho da
fenomenologia hermenêutica. Fazem parte do estudo seis professores que utilizam o
método ontopsicológico como formação pessoal e prática docente, pertencentes a
uma instituição de Ensino Superior do interior do Rio Grande do Sul. Os dados são
provenientes de entrevista narrativa e o número de participantes delimitado por
inclusão progressiva - saturação. Para a representação dos aspectos investigados
se elaboram dez mapas conceituais e se selecionam os trechos mais
representativos do discurso dos participantes. Os dados apontam que o motivo
básico que os levou à formação no método em estudo, se relaciona à busca
existencial. Evidenciam a dimensão pessoal do professor como base para a
qualidade do seu trabalho. Ao se depararem com o conhecimento ontopsicológico,
encontram a novidade das três descobertas: campo semântico; monitor de deflexão
e Em Si ôntico. Constata-se que a aplicabilidade do método permite ao professor
ampliar a consciência de si mesmo e compreender a dinâmica da aula por meio da
leitura de campo semântico. Isto torna a gestão do ensino mais prática, pois
distingue aquilo que traz crescimento e o que leva os sujeitos à decadência. Os
participantes também desenvolvem estudo contínuo em suas áreas de
conhecimento e no método ontopsicológico; revisão crítica contínua da consciência
ou do Eu lógico-histórico com aplicação dos instrumentos de análise diagnóstica,
próprios do método. Esses aspectos confirmam a aplicação prática da teoria e
demonstram seu caráter interdisciplinar. Portanto, conclui-se que os significados e
sentidos atribuídos à formação continuada de professores que utilizam o método
ontopsicológico estão relacionados a valores ontológicos que fundamentam a base
epistemológica para a atuação ética em todas as esferas da vida: pessoal,
profissional e social e que, para auxiliar na formação do outro, primeiro é preciso
formar a si próprio para que se torne um professor preciso na ação pedagógica.