Abstract:
A presente dissertação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e vincula-se ao grupo de estudos e pesquisas FAPEM – Formação, Ação e Pesquisas em Educação Musical – da UFSM. A pesquisa teve como objetivo geral estudar as contribuições do Projeto Flauta, e do Grupo Especial, na educação musical do município de São João do Polêsine, a partir da perspectiva de alguns protagonistas: alunos, professores e gestores. Como objetivos específicos buscou-se conhecer as concepções que diretores, professores, alunos das escolas sede do Projeto e Secretária de Educação possuem do Projeto Flauta; evidenciar quais transformações são decorrentes na formação musical dos seus alunos e a constituição do Grupo Especial e estudar a relação do Projeto Flauta com a implementação da Lei 11.769/2008, sob a perspectiva dos gestores e professores. Para tanto a revisão de literatura foi constituída de autores que discutem sobre projetos em educação musical, Puerari (2008), Santos (2007), Schwan (2008) e Rozzini (2012). A educação musical foi dialogada com autores como Merrian (1964), Bellochio (1994), Beineke (1997, 2003, 2008), Brito (1998, 2010), Oliveira (2001), Swanwick (2003, 2008), Araujo (2012), Campos (2005), Weiland (2006), Paoliello (2007), Cuervo (2009), Silva (2010), Souza (2012), dentre outros. A Pedagogia Ontopsicológica, que fundamenta o Projeto Flauta, foi dialogada com Meneghetti (2005, 2006, 2007, 2010, 2014), Giordani e Mendes (2007, 2011) e Carvalho (2014). A pesquisa desenvolveu-se através do estudo com entrevistas, abordagem qualitativa, sendo dialogadas com Minayo (2001), Triviños (2008), May (2004), dentre outros. Neste processo de investigação foi possível identificar as principais transformações causadas pelo Projeto Flauta nos sujeitos envolvidos, na comunidade em que ele está inserido e nos seus desdobramentos para o Grupo Especial. Constatou-se que o Projeto Flauta colaborou para o desenvolvimento musical e extra musical dos alunos, e também dos professores, e auxiliou na implementação da Lei 11.769/2008 e nas relações de interação em atividades musicais com a comunidade.