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Muito se fala em liderança, em características do líder e na sua importância para o
contexto organizacional e social, contudo, ao buscar estudos sobre a formação de lideres,
muito pouco é encontrado e como afirma Banyai (2009), existe pouco consentimento sobre o
que de fato seja liderança e como formá-la. Kegan e Lahey (2009) defendem que o
desenvolvimento de lideranças deveria ser mais centrado no processo de desenvolvimento
pessoal do líder ao invés do ensinamento de conhecimentos e capacidades associados à
liderança. No entanto, há muito pouco estudo no campo da Administração que foca na
formação pessoal do líder, existindo vasto campo a ser pesquisado. Deste modo, a presente
pesquisa teve como objetivo analisar como se dá a formação de jovens líderes segundo a
metodologia ontopsicológica e quais resultados essa formação oferece aos líderes. A
metodologia ontopsicológica tem como objetivo a formação holística dos indivíduos e utilizase de técnicas e instrumentos próprios, baseados em suas descobertas específicas, para a
formação dos jovens que serão os futuros líderes empresariais. O líder, para Meneghetti
(2008), é aquele que por meio do próprio egoísmo, ou seja, ao realizar e construir o melhor
para si mesmo, realiza também o interesse público, social, estimula a sociedade, a revitaliza e
impõe uma dialética de crescimento e progresso. É um criativo no sentido que produz
evolução e funcionalidade futura, é capaz de propor novos modelos de sociedade, de soluções,
de perspectivas. A pesquisa foi realizada com 9 jovens entre 25 e 30 anos em diferentes etapas
de formação; com 2 líderes que atuam nas empresas onde os jovens trabalham e que também
foram formadas desde muito jovens pela metodologia ontopsicológica; e com 4 líderes
empresariais também formados com base na metodologia ontopsicológica, mas que são
proprietários de empresas próprias. Os jovens trabalham em quatro empresas localizadas no
Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro-RS, distrito reconhecido
pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 como um modelo de projeto a ser
seguido para o atingimento dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Este estudo
reforçou a ideia de que o indivíduo deve conhecer a si mesmo, saber administrar a si antes de
saber administrar a própria função, organização. Neste sentido, o administrador, o profissional
que não construir bem a si mesmo, que não souber fazer bem as coisas para si, não saberá
fazer para a empresa, para o outro. A utilização da metodologia ontopsicológica, como
revelada pela pesquisa, possibilita o processo de autoconhecimento individual, que reflete em
resultados não somente na vida pessoal, mas também na vida profissional e na empresa de
modo direto. |
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