Abstract:
O objetivo desta pesquisa foi investigar a aplicação do modelo de consultoria empresarial
ontopsicológico em organizações brasileiras e a percepção dos resultados obtidos em virtude
de seu diagnóstico. Inicialmente foram apresentados aspectos históricos e conceituais sobre
consultoria empresarial. Em seguida relataram-se alguns modelos de consultoria, dedicando
maior atenção ao modelo ontopsicológico. Com caráter qualitativo-exploratório, foram
estudados os casos de três empresas com capital 100% brasileiro através de entrevistas
semiestruturadas. O roteiro das entrevistas foi construído por meio de três grandes eixos:
abordagem inicial, processo e resultados. A amostra, selecionada por conveniência, totalizou
14 sujeitos, sendo cinco consultores que utilizam este modelo em sua atuação profissional e
nove empresários da alta gestão das três empresas pesquisadas. Os dados coletados foram
classificados através da análise de conteúdo em cinco categorias que emergiram tanto das
discussões teóricas como das entrevistas. Entre os resultados evidenciados nas empresas
estudadas, destacam-se os ganhos econômicos, individuais, de gestão e de dinâmica
empresarial decorrentes da aplicação deste modelo. Além disso, verificou-se que é um modelo
cuja atenção está direcionada para a personalidade da principal liderança e como esta se
materializa na organização, reforçando a discussão interdisciplinar na área administrativa.