Abstract:
Apresentamos, neste artigo, as principais conclusões que resultam da pesquisa que estamos
desenvolvendo desde 2009, com o objetivo de explicitar a aplicação dos princípios teóricometodológicos da pedagogia ontopsicológica na formação do pedagogo durante o decorrer da
disciplina de estágio supervisionado dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa que estamos
realizando possui o objetivo geral de explicitar esta metodologia no processo de orientação e
compreender a sua pertinência e contribuição aos principais problemas encontrados na pedagogia
escolar hodierna. Neste artigo, ainda, trazemos as principais discussões teóricas e empíricas elaboradas
durante as investigações nestes três anos sobre esta pedagogia, aplicada na orientação do pedagogo em
estágio. Compreendemos que a contribuição desse artigo é possibilitar o conhecimento da aplicação
dessa pedagogia, bem como contribuir com o debate acerca das metodologias e processos formativos
nas orientações dos estágios do curso de pedagogia e suas repercussões nas mudanças das práticas
educativas escolares. As principais contribuições da pedagogia ontopsicológica foram: a) compreensão
da pessoa do pedagogo e do aluno em sua integralidade, considerando as dimensões conscientes e
inconscientes; b) a identificação do critério humano que discrimina e orienta as ações do pedagogo; c)
o protagonismo responsável da pessoa do professor e do aluno nas práticas educativas; d) a
aprendizagem do conhecimento como exercício do instinto de posse em relação às faculdades
humanas; e) a técnica no fazer pedagogia para a criatividade humana. Explicitamos em que consiste tal
pedagogia, em que contexto nasceu e, em seguida, estes princípios encontrados na pesquisa.