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dc.contributor.author MEZOUI, Hanifa
dc.contributor.author LORIOT, François
dc.contributor.author AMANTINO, Bernardina Teresinha
dc.date.accessioned 2019-03-18T23:01:28Z
dc.date.available 2019-03-18T23:01:28Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/366
dc.description.abstract Este trabalho teve como objetivo apresentar a relação entre moda e educação. O projeto é de fundamental importância na medida em que a indústria da moda ocupa o segundo lugar do setor privado, que mais emprega no Brasil e, destes 75% são mulheres. A motivação encontra-se na expressão da vivência de uma empresária que, durante sua trajetória, tendo como pressuposto a formação em Ontopsicologia, desenvolveu projetos de cunho social buscando promover autonomia, auto-estima e beleza. As ações encontram-se inseridas no âmbito do 3º ODM – “Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres”. Compreende-se que quando a mulher investe e acredita em si mesma, desenvolve criativamente seu potencial pode chegar à realização pessoal, profissional e em conseqüência existencial. Desenvolvendo a pesquisa bibliográfica com os diversos autores que estudam a moda, chegou-se a compreensão da importância desta para a vida humana e Meneghetti (2003; 2004) acrescenta que esta representa a psicologia da pessoa que a porta. Por meio do relato das diferentes atividades executadas ao longo de 26 anos, demonstra-se os resultados que foram atingidos com a orientação sobre o papel da mulher pessoa, como inteligência e auxílio na construção da sua própria autonomia. Trabalhou-se a importância do papel da mulher e assim se evidenciou os resultados de melhora como um todo quando esta produz com inteligência primeiro para si e, em conseqüência, para os que estão a sua volta. Este na verdade é o principal papel da mulher para a vida e para a sociedade. Relata-se também a evolução da própria empresária no trabalho com moda desenvolvendo a consultoria de estilo e imagem a pessoas que buscam maior sucesso por meio da adequação ao seu modo de vestir. Por fim apresenta-se uma pesquisa de campo com 23 participantes cujo objetivo foi verificar a percepção sobre a importância da vestimenta adequada às diversas situações na vida. As ações deste projeto encontram-se em andamento e são previstas alguns desdobramentos. Todas estas ações foram possíveis porque a empresária desenvolvendo seu próprio core business, por meio da formação lifelong learnig em ontopsicologia, contribuiu para promover a melhoria da qualidade de vida a tantas outras pessoas. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject moda, educação, autonomia, corpo, beleza, realização. pt_BR
dc.title Moda como educação. pt_BR
dc.type Article pt_BR


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