AMF - Respositório Acadêmico

Processos de ensinar & aprender: música e formação continuada de professores.

Show simple item record

dc.contributor.author WAZLAWICK, Patrícia
dc.contributor.author CARVALHO, Glauber Benetti
dc.contributor.author PORTELA, Viviane Elias
dc.contributor.author LORIOT, François
dc.contributor.author MEZOUI, Hanifa
dc.date.accessioned 2019-03-18T23:06:28Z
dc.date.available 2019-03-18T23:06:28Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/367
dc.description.abstract Com a Lei brasileira Nº 11.769 de 18 de agosto de 2008, cada instituição de ensino deverá ter em seu quadro docente um profissional responsável que ministre aulas de música. Assim, é necessário aos professores generalistas uma capacitação na área musical. A música como campo de prática e de conhecimento possui importância na formação humana, pois de modo dialético age e permite o ser humano agir com as atividades musicais nas dimensões ética, estética e cognitiva da vida, uma vez que requer ação integrada entre pensamento, cognição, percepção, e estética. Tendo três aspectos como temáticas principais: lei, música e formação, este projeto apresenta o percurso de formação continuada em processos de ensinar-aprender de professores da rede pública e particular que participam de um curso de formação profissional continuada em música. O objetivo do curso é capacitar os participantes para ministrarem aulas de música, visando desenvolver e aprimorar seu conhecimento musical, para estarem aptos a trabalhar com formação musical. Os participantes têm no fazer musical uma possibilidade de formação e atuação profissional, devido à capacitação e qualificação, aprimoramento e desenvolvimento como educador. Ao trabalhar com uma proposta de formação profissional continuada de educadores musicais, que integra de forma sólida os aspectos da percepção, teoria e prática no próprio educador, ele poderá trabalhar com propriedade de conhecimento primeiramente em si mesmo e auxiliar seus alunos na formação musical. O processo de ensinar-aprender música, direcionado por este viés, poderá contribuir, para a construção de uma compreensão da música como campo de conhecimento. Este projeto está em consonância e contribui para o 2º ODM – Educação básica de qualidade a todos. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject educação musical; pedagogia ontopsicológica; formação continuada em música. pt_BR
dc.title Processos de ensinar & aprender: música e formação continuada de professores. pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account