AMF - Respositório Acadêmico

Análise dos valores do humanismo (saber ser) e do saber prático (saber fazer) na educação e sua relação com o desenvolvimento econômico e social do Brasil, Itália e Japão

Show simple item record

dc.contributor.author UENO, Mami
dc.date.accessioned 2021-04-19T18:06:51Z
dc.date.available 2021-04-19T18:06:51Z
dc.date.issued 2019-03
dc.identifier.uri http://repositorio.faculdadeam.edu.br/xmlui/handle/123456789/701
dc.description.abstract A partir da constatação do enorme contraste brasileiro entre o seu potencial (riqueza natural e humana) e a sua realidade (desenvolvimento econômico e social), se verificou e analisou a relação com a educação. Comparou-se a realidade do Brasil com duas outras nações consideradas desenvolvidas, Itália (sob a ótica ocidental) e Japão (sob a ótica oriental). O estudo e a pesquisa comparada focaram: a) a presença do "saber ser" e do "saber fazer" na educação; b) o perfil das pessoas; e c) as características dos produtos das referidas nações. Assim, teve por finalidade analisar o ensino dos valores humanos (saber ser) e dos valores práticos (saber fazer) na educação e sua relação com o desenvolvimento econômico e social dos três países. A pesquisa foi qualitativa, do tipo descritiva, mediante entrevistas com lideranças educacionais e empresariais dos três países. O resultado da pesquisa no Brasil aponta um baixo nível de desenvolvimento educacional do "saber ser" e do "saber fazer", com produtos de baixo valor agregado e de baixa qualidade em geral. Itália e Japão apresentam um elevado nível de educação do "saber ser" e do "saber fazer" e apresentam produtos de alto valor agregado e de alta qualidade, de referência mundial. No entanto, cada uma possui características próprias, Itália destaca-se pela alta criatividade e refino, o Japão pela alta tecnologia, inovação e precisão; características essas que estão presentes no seu "saber ser" e "saber fazer". Conclui-se a existência de uma estreita relação entre a qualidade educacional, o perfil das pessoas e a qualidade dos produtos; por consequência, seu impacto no desenvolvimento social e econômico. pt_BR
dc.title Análise dos valores do humanismo (saber ser) e do saber prático (saber fazer) na educação e sua relação com o desenvolvimento econômico e social do Brasil, Itália e Japão pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account