dc.description.abstract |
A partir da constatação do enorme contraste brasileiro entre o seu potencial (riqueza natural e humana) e a sua realidade (desenvolvimento econômico e social), se verificou e analisou a relação com a educação. Comparou-se a realidade do Brasil com duas outras nações consideradas desenvolvidas, Itália (sob a ótica ocidental) e Japão (sob a ótica oriental). O estudo e a pesquisa comparada focaram: a) a presença do "saber ser" e do "saber fazer" na educação; b) o perfil das pessoas; e c) as características dos produtos das referidas nações. Assim, teve por finalidade analisar o ensino dos valores humanos (saber ser) e dos valores práticos (saber fazer) na educação e sua relação com o desenvolvimento econômico e social dos três países. A pesquisa foi qualitativa, do tipo descritiva, mediante entrevistas com lideranças educacionais e empresariais dos três países. O resultado da pesquisa no Brasil aponta um baixo nível de desenvolvimento educacional do "saber ser" e do "saber fazer", com produtos de baixo valor agregado e de baixa qualidade em geral. Itália e Japão apresentam um elevado nível de educação do "saber ser" e do "saber fazer" e apresentam produtos de alto valor agregado e de alta qualidade, de referência mundial. No entanto, cada uma possui características próprias, Itália destaca-se pela alta criatividade e refino, o Japão pela alta tecnologia, inovação e precisão; características essas que estão presentes no seu "saber ser" e "saber fazer". Conclui-se a existência de uma estreita relação entre a qualidade educacional, o perfil das pessoas e a qualidade dos produtos; por consequência, seu impacto no desenvolvimento social e econômico. |
pt_BR |