dc.description.abstract |
O objetivo desta pesquisa é investigar a relação entre valores pessoais, atitude empreendedora
e intenção empreendedora em estudantes universitários brasileiros, comparando o modelo
norte-americano proposto por Watchravesringkan et. al. (2013). Tomando como ponto de
partida o estudo norte-americano, foi realizada uma pesquisa, quantitativa e descritiva, com
estudantes de graduação em Administração (n=204) de duas instituições de ensino
brasileiras, no Rio Grande do Sul (uma pública e outra privada). A modelagem de equações
estruturais foi utilizada para validar e testar as hipóteses do modelo. Os resultados foram que
os valores pessoais influenciaram positivamente a atitude empreendedora (R=0,152) e que a
atitude empreendedora impactou fortemente na intenção empreendedora (R=0,773) dos
estudantes investigados. O modelo cognitivo de tomada de decisão inicialmente proposto e
testado nos Estados Unidos, e posteriormente adaptado e aplicado em estudantes brasileiros
por meio desta pesquisa, contribui para a validação empírica de instrumentos que medem
valores, atitude e intenção empreendedora, e pode ser uma alternativa efetiva para predizer
intenções em seguir uma carreira empreendedora em universitários. |
pt_BR |