AMF - Respositório Acadêmico

Desafios contemporâneos da educação empreendedora: novas práticas pedagógicas e novos papéis de alunos e docentes

Show simple item record

dc.contributor.author SCHAEFER, Ricardo
dc.contributor.author MINELLO, Italo Fernando
dc.date.accessioned 2021-11-16T22:35:57Z
dc.date.available 2021-11-16T22:35:57Z
dc.date.issued 2020-05-15
dc.identifier.uri http://repositorio.faculdadeam.edu.br/xmlui/handle/123456789/734
dc.description.abstract O interesse pela educação empreendedora cresceu significativamente nos últimos anos, estimulando estudos sobre novas abordagens práticas e teóricas, bem como novos métodos adequados à formação empreendedora. O objetivo desta pesquisa foi investigar a natureza e especificidades da educação empreendedora, os novos papéis assumidos pelos alunos e docentes, e novas metodologias ativas de ensino-aprendizagem adotadas. Como metodologia foi utilizada uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória, com base em pesquisa teórico empírica, realizada em dois momentos. O primeiro com uma pesquisa informal realizada com 170 alunos de graduação de uma instituição de ensino superior a fim de identificar os docentes que, na visão dos alunos, realizam atividades singulares e inovadoras. A partir desse levantamento se procedeu ao segundo momento, utilizando como unidades de análise os 12 docentes mais citados, que participaram de entrevistas semiestruturadas relacionadas à atividade docente e à educação empreendedora. Após a coleta dos dados, o instrumento de análise adotado foi a análise de conteúdo, categorial e de enunciação, que resultou em seis categorias: Natureza da educação empreendedora; O papel e função do professor; Novas metodologias e práticas pedagógicas; Educação centrada no aluno; Empreender como forma de ser, saber e fazer; e Resultados da educação empreendedora. pt_BR
dc.subject educação empreendedora pt_BR
dc.subject práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject papel docente pt_BR
dc.subject papel do aluno pt_BR
dc.title Desafios contemporâneos da educação empreendedora: novas práticas pedagógicas e novos papéis de alunos e docentes pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account