dc.description.abstract |
Muito se fala na contemporaneidade de Educação Inovadora ou de Educação
Transformadora, são conceitos que, podemos dizer, definitivamente, “estão na moda”. Mas, de fato,
o que isto significa? Este trabalho nasce de perguntas e constantes inquietações acerca da figura
do(a) professor(a) e do proceder da Educação e da Pedagogia contemporâneas, principalmente
considerando as realidades que se impuseram as Escolas e à Educação de modo geral a partir de
março de 2020, com o advento da pandemia de Covid-19 e nos possíveis contextos de pós pandemia. O objetivo geral é discutir, analisar e estudar como são possíveis e acontecem estas
novas pedagogias, tendo como foco principal a figura, a pessoa dos educadores e professores que
trabalham e pretendem trabalhar com inovação em suas escolas e em suas áreas de atuação. Além
disso, uma ênfase fundamental é dada ao aspecto da formação e da aprendizagem continuada ao
longo da vida (life long learning), seja para os educadores, que para os alunos. Tendo a
fundamentação teórica nas áreas da Educação/Pedagogia decidimos tecer diálogos
interdisciplinares com a proposta da Pedagogia Ontopsicológica, para verificarmos como seria
possível ser um professor inovador. O método de pesquisa configura-se no viés qualitativo, sendo
realizado um estudo teórico interdisciplinar. Os resultados apresentam características e formas de
ser, agir e pensar do professor inovador, que são fundamentais para as novas Pedagogias do século
XXI. |
pt_BR |