Abstract:
Caro leitor,
É com grande satisfação que apresentamos essa organização composta por vinte e uma produções originais que têm como autores estudantes da primeira turma do Curso de Especialização em Pedagogia Ontopsicológica: inovação em competências humanas, da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF)
Justamente, Saber Fazer é a expressão que intitula esta belíssima obra (Saber Fazer: um guia prático para usar metodologias inovativas) e que sintetiza todo o escopo formativo do curso. Enquanto proposta inovadora no âmbito da pós-graduação em educação no contexto nacional e enquanto novo paradigma para pensar a função pedagógica em seus diversos contextos, as produções oferecem uma reflexão viva sobre a necessidade da inovação em contextos de aprendizagem baseadas na ação prática que tem fundamento nos próprios sujeitos fazedores do aprender com significado humano, resultado aplicado e transformação contextual.
A Pedagogia Ontopsicológica está alicerçada sobre o valor da pessoa, pois o seu escopo é a formação do sujeito para ser pessoa, valor a si mesma e função ao social em caráter criativo. Nesse sentido, o “saber fazer” expressa perfeitamente tal propósito, pois compreende que faz na vida quem sabe mais de si. Portanto, trata-se de agir em caráter formativo considerando que toda ação educativa tem origem no homem situado historicamente que é capaz, protagonista responsável, por si e pelas urgências do seu contexto.
De imediato, convém indagar: como pode o sujeito ser função e resolução criativa no contexto em que vive? A resposta tem endereçamento no saber-se fazendo. É assim que tais premissas formativas encontram nas metodologias inovativas uma posição efetiva. O leitor encontrará através dos textos temáticas diferenciadas em contextos formativos que exigiram o olhar crítico, indagativo e com capacidade resolutiva inovativa, o que evidencia os resultados da formação ao longo do curso.
As diversas metodologias inovativas colocaram os sujeitos da aprendizagem ao centro, com suas específicas características e pela estrutura criativa que possuem puderam responder de modo inovador à produção de conhecimento. São resultados disso a validação dos métodos de aprendizagem colaborativa, a capacidade da avaliação individual e em grupo com base comparativa, o desenvolvimento de habilidades pessoais, técnicas e sociais, bem como, o estímulo da atenção ampla, da responsabilidade e da preparação às problemáticas do mundo do trabalho sempre na atenção aos ambientes virtuais no auxílio da formação, bem como, ao uso da Inteligência Artificial em suas variantes.
Ainda mais, cada produção, ao refletir de modo inovador sobre o tema investigado, está acompanhada de um plano de aula, o que possibilita ao leitor também professor guiar-se e orientar-se por caminhos já validados de um ponto de vista experimental, inovador e científico.
Desejamos que os resultados evidenciados nos textos possam ser fonte condutora de reflexão e ação em todos os contextos de aprendizagem considerando o fator determinante da pessoa como produtora de conhecimento que tem fundamento na própria subjetividade humana como fonte de reflexão racional e no próprio critério de natureza como fonte intuitiva, a soma de tais elementos constitui a possibilidade da assertividade baseada no agente de todo processo criativo, o sujeito humano.