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A formação de tendência ética no processo de aprendizagem

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dc.contributor.author Santos, Rafael Padilha dos
dc.date.accessioned 2018-07-13T00:48:19Z
dc.date.available 2018-07-13T00:48:19Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/105
dc.description.abstract A Faculdade Antonio Meneghetti possui o diferencial metodológico da FOIL (Formação Ontopsicológica Interdisciplinar Liderística), integrando o compromisso pedagógico de educar a pessoa a fazer e saber a si mesma, bem como valores relacionados à pessoa no sentido ontológico e no fazer. Esta pesquisa tem o enfoque na moralidade, tema que toca em aspectos essenciais da vida humana: a orientação da própria conduta, os valores norteadores do indivíduo, o modo de escolha e comportamento, a felicidade e autorrealização do homem, a arte de viver. Neste panorama, esta pesquisa tem por objetivo geral analisar se a proposta de formação da Faculdade Antonio Meneghetti, baseada nas premissas científicas da ontopsicologia, conduz ao desenvolvimento moral dos seus acadêmicos. Deste modo, é possível investigar o modo que o estudante, com formação direcionada pela pedagogia ontopsicológica, realiza e motiva suas escolhas morais e desempenha ações morais. Para tanto, foram aplicados quatro instrumentos de pesquisa: Questionário semi-estruturado sócioeconômico, DIT-2, Inventário de Valores de Schwartz, Questionário sobre o modo de vivência dos estereótipos. Estes instrumentos foram aplicados na Faculdade Antonio Meneghetti e em outra Universidade - que serviu como Grupo de Controle-, aos acadêmicos do primeiro e último período do curso de administração. Os resultados da pesquisa indicam que a maioria dos formandos do curso de administração da Faculdade Antonio Meneghetti encontra-se no esquema mais avançado de desenvolvimento moral, denominado de pósconvencional; também se identificou que os valores que a maioria dos acadêmicos formandos aderem estão relacionados às seguintes dimensões: a) em primeiro lugar, à abertura à mudança; b) em segundo lugar, aos valores ligados à autopromoção; c) seguido da autotranscendência e, por fim, d) a conservação. Finalmente, foi possível constatar, comparando os acadêmicos do primeiro período da AMF com os acadêmicos do último período do Grupo de Controle, que a vivência dos estereótipos entre os formandos da AMF é mais propensa à relativização dos estereótipos. Os resultados demonstram que a AMF apresenta uma proposta pedagógica que consente liberdade interior e efetiva formação moral aos seus acadêmicos. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher UESP pt_BR
dc.subject Desenvolvimento moral pt_BR
dc.subject Ética pt_BR
dc.subject Ontopsicologia pt_BR
dc.subject Formação humana pt_BR
dc.title A formação de tendência ética no processo de aprendizagem pt_BR
dc.type Theses pt_BR


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