Abstract:
A pesquisa teve como objetivo investigar como se dá a recepção musical para quatro grupos de alunos jovens da escola privada e pública da 8ª série do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Seus objetivos específicos buscaram compreender quais e de que forma os significados musicais são elaborados e qual a receptividade resultante do contato inédito e único com duas peças instrumentais. Partindo do questionário investigativo sobre os aspectos
psicológicos e biográficos dos participantes, a pesquisa destacou os aspectos da recepção musical. Os referenciais teóricos deste trabalho estão fundamentados
principalmente nos estudos de Santaella, Hanslick, Green, Levitin, Eco, Gainza e Meneghetti. A metodologia adotada incluiu questionários, análise de conteúdo,
categorização dos resultados e análise musical fenomenológica. Os resultados
evidenciaram que o processo da escuta musical revela significados pessoais,
culturais e sociais dos indivíduos. As formas de ouvir apresentam-se em diferentes níveis, podendo ser uma ação consciente ou não, envolvendo integralmente o participante da experiência musical. A pesquisa contribuiu para ampliarmos o conhecimento da relação música-ser humano, enquanto estimulou a reflexão de ações pedagógico-musicais que possibilitem ampliar o desenvolvimento da recepção musical como processo autônomo, crítico e consciente.