Abstract:
A presente pesquisa caracteriza-se por um estudo empírico de abordagem quantitativo-qualitativa na área da Psicologia. É realizada no âmbito do curso de Especialização em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia, da Faculdade de Psicologia da Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia. O tema desta pesquisa é a formação das novas gerações no contexto da formação integral de jovens e a pedagogia ontopsicológica. O objetivo geral desta pesquisa é identificar quais são os resultados práticos, de acordo com a aplicação da metodologia e a pedagogia ontopsicológica, na Faculdade Antonio Meneghetti, nos aspectos psicológicos e na formação integral de jovens no ensino superior universitário. Está fundamentada teoricamente em temas relevantes de modo histórico e prático nas áreas da educação, pedagogia, psicologia pedagógica e pedagogia ontopsicológica na formação de jovens na contemporaneidade. É uma pesquisa que concilia as abordagens qualitativa e quantitativa, sendo exploratória e empírica. Os sujeitos de pesquisa foram 49 jovens e adultos, estudantes dos cursos de graduação em Administração, Direito e Sistemas de Informação, da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), localizada na divisa dos municípios de São João do Polêsine e Restinga Seca, no Distrito Recanto Maestro, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Estes jovens com média de 25 anos de idade responderam os três testes quantitativos da pesquisa em dois momentos diversos: ao ingressar nos cursos de graduação da AMF no primeiro e segundo trimestres do ano de 2012, e nove meses decorridos do primeiro momento de aplicação dos testes, caracterizando a segunda aplicação dos mesmos, no ano de 2013. Os testes utilizados foram a) Inventário dos Cinco Grande Fatores de Personalidade (Big Five); b) Escala da Existência de Längle; c) Teste Forma Mentis. Os objetivos específicos, bem como as hipóteses são descritos no capítulo da metodologia desta pesquisa. Também foi elaborado um breve questionário qualitativo com questões abertas, pela pesquisadora, para colher informações discursivas dos participantes de pesquisa que obtiveram maior resultado de significância estatística na aplicação dos três testes. O estudo realizou análises estatísticas e análise de conteúdo. Com a análise e discussão dos resultados o problema de pesquisa foi respondido, bem como o objetivo geral e os específicos, com três grandes conclusões. Também foram validadas as hipóteses metodológicas. Conclui-se que a metodologia e a pedagogia ontopsicológica contribuem com resultados eficientes nos aspectos psicológicos e na formação integral dos jovens.