Abstract:
Este trabalho traz em pauta questões sobre estratégias de marketing para lançamento de
novos produtos, tendo como objeto de estudo o setor calçadista. O objetivo geral é estudar estratégias de marketing utilizadas no lançamento de novos produtos no segmento calçadista. Os objetivos específicos são: mapear as estratégias de preço, praça, produto e promoção utilizada pelas marcas; entender o comportamento de compra dos consumidores,
a partir da ótica da marca e; analisar a eficácia das estratégias, considerando a concorrência no segmento calçadista. Os principais autores que auxiliaram no embasamento da pesquisa foram: Kotler e Keller (2006) e Casas (2007), conceituando marketing e, Churchill e Peter (2003) trazendo opiniões sobre comportamento de compra e consumo. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa qualitativa e exploratória, sendo que a técnica para obtenção de informações foi através do envio online de questionários. Com isso, os principais resultados da pesquisa foram baseados em que as estratégias de preço influenciam no posicionamento do produto lançado, as marcas não abrem mão das mídias tradicionais e, é cada vez mais existente a interferência do fabricante no ponto e venda.