Abstract:
Atualmente para se sobressair no mercado cada vez mais competitivo, é indispensável
apresentar o perfil de empreendedor, que apresente um diferencial que gere a mudança e o desenvolvimento econômico. Por esse motivo inovar requer estudo, planejamento, pesquisa, habilidade, competência e muita criatividade. Assim, a implantação de uma
loja/supermercado com um conceito inovador em um posto de combustível situado na BR
287, Bairro Camobi, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, é o foco do presente estudo.
Compreendendo a análise de mercado, elaboração de planos de marketing, financeiro,
operacional, concepção do negócio. Discutem-se ainda, questões concernentes a
empreendedorismo e plano de negócios. Através da aplicação de questionário foi realizada análise de mercado a fim de identificar os comportamentos dos possíveis clientes para esse projeto. O presente estudo foi realizado com a localização já definida, sendo que, dessa forma a análise SWOT e os resultados obtidos nos questionários contemplam a realidade das respostas, de posse de todos esses dados fora realizado a viabilidade econômica e projetado um valor inicial. Com a definição dos recursos financeiros e os dados obtidos foi possível realizar a viabilidade econômica do projeto, após calcular e analisar VPL (Valor Presente Líquido), a TIR (Taxa Interna de Retorno) e o Payback. Pode-se concluir que, quanto maior for a TIR melhor é a viabilidade do projeto. Isto é, a TIR deve ser maior que a taxa de atualização, para se considerar como um indicador favorável. O payback ocorrerá entre o ano 2 e 3 aproximadamente em 2 anos e 14 dias.