Abstract:
Trata-se de uma pesquisa de avaliação de clima organizacional que tem por objetivo central verificar a percepção dos colaboradores sobre o clima organizacional de uma empresa do ramo de construção civil. As variáveis utilizadas foram: respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. A fundamentação teórica da pesquisa de clima é proveniente da Escola Comportamental. Para identificar a relação entre as variáveis, utilizou-se o questionário do Great Place to Work Institute, adaptado para o contexto da pesquisa. O método de pesquisa utilizado é survey, de natureza quantitativa - descritiva. A pesquisa foi realizada na Schio Construtora, em outubro de 2015, envolvendo um total de 44 funcionários da construtora, os quais, no momento em que o questionário foi aplicado estavam divididos em 4 obras distintas, localizadas na região central do estado do Rio Grande do Sul. A partir da análise conclui-se que a pesquisa indica um clima favorável à percepção dos colaboradores, pois a média geral da pesquisa foi de 3,51, na escala de 1 a 5. As variáveis que tiveram médias mais satisfatórias foram Orgulho e Respeito com médias 3,80 e 3,66 respectivamente. Contudo, pode ser observadas variáveis que tiveram uma avaliação menos favorável, que foram Imparcialidade e Comprometimento das Chefias, com médias 3,30 e 3,45 respectivamente. O estudo também propôs algumas sugestões de melhorias para as afirmações do questionário que obtiveram as médias menos satisfatórias. Através dos dados apresentados abre-se a possibilidade da gestão da empresa empregar recursos e tomar medias com ênfase nessas debilidades que o estudo aponta. Este estudo abre possibilidades para novas pesquisas relacionando outros fatores que influenciam o clima organizacional e a identificação das variáveis que impactam de forma mais acentuada o ambiente da organização.