Abstract:
O presente trabalho teve como finalidade identificar os fatores de influência que a marca
possui dentro do comportamento de compra dos consumidores de cerveja da cidade de
Agudo. No que diz respeito aos assuntos estudados, abordou-se os conceitos referentes ao marketing e seu surgimento e evolução, ao comportamento de compra do consumidor e a marca, buscando mostrar a relação entre essas definições e a decisão de compra do
consumidor de cerveja. Para realização desse estudo, utilizou-se uma abordagem bibliográfica descritiva, por meio de um estudo de caso. A aplicação da pesquisa foi realizada na cidade de Agudo, por meio de questionários, em que os pesquisados responderam 10 perguntas objetivas com base na temática utilizada. A análise dos resultados foi realizada por meio de observação dos gráficos e estatísticas gerados com as respostas entregues pelos entrevistados em um formulário elaborado segundo a Escala Lickert. Foi notável a crescente influência que a marca possui no mercado e, dentre as descobertas encontradas, percebe-se o elevado grau de fidelização que os consumidores de cerveja possuem em determinadas marcas mais tradicionalmente consumidas na cidade de Agudo, localidade na qual a cerveja é uma das bebidas alcoólicas de maior consumo.