Abstract:
Este trabalho tem por objetivo trazer algumas informações relevantes da área de Gestão de Pessoas, especificamente no que tange a treinamento e desenvolvimento de pessoal dentro das organizações. Analisa também a importância do ciclo de operação, bem como possibilidades e desafios para a empresa. Também investiga como se desenvolvem os treinamentos dentro das organizações e quais são os resultados obtidos, a partir de um estudo de caso conduzido em uma empresa do ramo alimentício. As fontes de evidências adotadas foram entrevistas estruturadas realizadas com colaboradores. Os dados coletados foram analisados sob a ótica da análise de conteúdo, identificando-se manifestações subjetivas resultante do processo de
treinamento e desenvolvimento. Pelas perspectivas dos entrevistados, foi possível verificar que os enfrentamentos cotidianos resultam em experiências positivas que aumentam a qualidade no serviço, embora essas experiências tenham significados distintos para cada membro da organização. Na evolução deste estudo, encontramos o homem como o centro do capital da organização. A aprendizagem dos principais aspectos contribui para que os esforços direcionados para o Treinamento e Desenvolvimento de pessoal atendam as mais profundas necessidades humanas dos quadros de funcionários das organizações.