Abstract:
Este estudo objetiva compreender as possíveis relações entre os gêneros, a prática docente e a percepção do grau de satisfação pessoal, social e profissional de professoras da educação básica, alunos e pais de duas escolas de uma comunidade escolar da região central do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo diagnósticoavaliativo que integra a abordagem qualitativa à abordagem quantitativa: esta, a pesquisa quantitativa, possibilita uma análise estatística na descrição dos dados, considerando a qualidade do fenômeno estudado; aquela, por sua vez, volta-se para a essência dos fenômenos humanos e sociais. Assim, a integração de dados quantitativos com análise qualitativa permite uma triangulação de conclusões de modo a obter maior confiabilidade dos resultados. Verifica-se uma dicotomia presente na vida das professoras, uma vez que elas se colocam entre o papel que a sociedade ditou-lhes e o modo de vida que elas exercitam. De forma semelhante, as mães vivem uma dualidade
entre o que é certo para a sociedade e o que é certo para elas: escondem-se diante da submissão, do apagamento de si, enquanto os alunos vivem uma situação de comodismo, satisfeitos com o status quo, ao mesmo tempo em que se opõem a ele. Diante do exposto, avalia-se como necessária uma capacitação das mulheres professoras, fornecendo-lhes instrumentos que facilitem o exercício da própria autonomia profissional de modo responsável. Nesse sentido, postula-se como relevante a introdução da Pedagogia Ontopsicológica: uma pedagogia que tem como pontos-chave o respeito à identidade de natureza do sujeito e aos códigos sociais e está adequada a qualquer
sistema político, cultural, ou socioeconômico.