AMF - Respositório Acadêmico

A mulher professora e a professora mulher: um estudo acerca da responsabilidade docente

Show simple item record

dc.contributor.author Schuch, Maria Alice
dc.date.accessioned 2018-11-20T19:04:35Z
dc.date.available 2018-11-20T19:04:35Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.issn 9788568901076
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/216
dc.description.abstract Este estudo objetiva compreender as possíveis relações entre os gêneros, a prática docente e a percepção do grau de satisfação pessoal, social e profissional de professoras da educação básica, alunos e pais de duas escolas de uma comunidade escolar da região central do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo diagnósticoavaliativo que integra a abordagem qualitativa à abordagem quantitativa: esta, a pesquisa quantitativa, possibilita uma análise estatística na descrição dos dados, considerando a qualidade do fenômeno estudado; aquela, por sua vez, volta-se para a essência dos fenômenos humanos e sociais. Assim, a integração de dados quantitativos com análise qualitativa permite uma triangulação de conclusões de modo a obter maior confiabilidade dos resultados. Verifica-se uma dicotomia presente na vida das professoras, uma vez que elas se colocam entre o papel que a sociedade ditou-lhes e o modo de vida que elas exercitam. De forma semelhante, as mães vivem uma dualidade entre o que é certo para a sociedade e o que é certo para elas: escondem-se diante da submissão, do apagamento de si, enquanto os alunos vivem uma situação de comodismo, satisfeitos com o status quo, ao mesmo tempo em que se opõem a ele. Diante do exposto, avalia-se como necessária uma capacitação das mulheres professoras, fornecendo-lhes instrumentos que facilitem o exercício da própria autonomia profissional de modo responsável. Nesse sentido, postula-se como relevante a introdução da Pedagogia Ontopsicológica: uma pedagogia que tem como pontos-chave o respeito à identidade de natureza do sujeito e aos códigos sociais e está adequada a qualquer sistema político, cultural, ou socioeconômico. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Cong. Int. Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura pt_BR
dc.subject Pedagogia da responsabilidade pt_BR
dc.subject Educação para autonomia pt_BR
dc.title A mulher professora e a professora mulher: um estudo acerca da responsabilidade docente pt_BR
dc.title.alternative A pedagogia da responsabilidade. Educação para autonomia pt_BR
dc.title.alternative Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account