Abstract:
Esta pesquisa tem por objetivo investigar se o contexto educacional baseado no estímulo da responsabilidade e autonomia, provoca uma abordagem profunda ao estudo no aluno ingressante universitário da Antonio Meneghetti Faculdade, instituição onde é aplicada a Pedagogia Ontopsicológica. Teoricamente a pesquisa está fundamentada na abordagem interdisciplinar da Ciência Ontopsicológica. Em termos metodológicos é um estudo de cunho quantitativo, exploratório empírico que teve como sujeitos de pesquisa os discentes ingressados da instituição no primeiro semestre de 2016. Após a aplicação dos instrumentos de coleta Questionário de Processo de Estudo, formulado por Biggs, e Questionário Forma Mentis, desenvolvido por Mencarelli, foi realizada uma análise de correlação utilizando-se o software SPSS Statistics. Como principais resultados, observou-se que o ambiente de estímulo a responsabilidade e autonomia tende a provocar uma abordagem profunda ao estudo por parte do aluno, mas depende ainda de uma escolha individual. Também é importante mencionar o papel do estímulo da autonomia neste processo, que acontece principalmente na relação entre professor e aluno. O desenvolvimento dessa autonomia pode se constituir como um diferencial para estes jovens aturarem no contexto social do mercado de trabalho.