AMF - Respositório Acadêmico

A Responsabilidade, autonomia e abordagem profunda ao estudo como resultado da Pedagogia Ontopsicológica: um estudo com ingressantes universitários da Antonio Meneghetti Faculdade

Show simple item record

dc.contributor.author Teixeira, Eloy Demarchi
dc.date.accessioned 2018-12-13T19:16:12Z
dc.date.available 2018-12-13T19:16:12Z
dc.date.issued 2017-02
dc.identifier.issn 2446-6268
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/235
dc.description.abstract Esta pesquisa tem por objetivo investigar se o contexto educacional baseado no estímulo da responsabilidade e autonomia, provoca uma abordagem profunda ao estudo no aluno ingressante universitário da Antonio Meneghetti Faculdade, instituição onde é aplicada a Pedagogia Ontopsicológica. Teoricamente a pesquisa está fundamentada na abordagem interdisciplinar da Ciência Ontopsicológica. Em termos metodológicos é um estudo de cunho quantitativo, exploratório empírico que teve como sujeitos de pesquisa os discentes ingressados da instituição no primeiro semestre de 2016. Após a aplicação dos instrumentos de coleta Questionário de Processo de Estudo, formulado por Biggs, e Questionário Forma Mentis, desenvolvido por Mencarelli, foi realizada uma análise de correlação utilizando-se o software SPSS Statistics. Como principais resultados, observou-se que o ambiente de estímulo a responsabilidade e autonomia tende a provocar uma abordagem profunda ao estudo por parte do aluno, mas depende ainda de uma escolha individual. Também é importante mencionar o papel do estímulo da autonomia neste processo, que acontece principalmente na relação entre professor e aluno. O desenvolvimento dessa autonomia pode se constituir como um diferencial para estes jovens aturarem no contexto social do mercado de trabalho. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher AMF pt_BR
dc.subject Responsabilidade pt_BR
dc.subject Autonomia pt_BR
dc.subject Abordagem profunda ao estudo pt_BR
dc.subject Pedagogia Ontopsicológica pt_BR
dc.subject Faculdade Antonio Meneghetti pt_BR
dc.title A Responsabilidade, autonomia e abordagem profunda ao estudo como resultado da Pedagogia Ontopsicológica: um estudo com ingressantes universitários da Antonio Meneghetti Faculdade pt_BR
dc.title.alternative Responsibility, autonomy and deep approach to study as a result of Ontopsychological Pedagogy: a study with university students Antonio Meneghetti Faculty pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account