dc.contributor.author |
Teixeira, Eloy Demarchi |
|
dc.date.accessioned |
2018-12-13T19:16:12Z |
|
dc.date.available |
2018-12-13T19:16:12Z |
|
dc.date.issued |
2017-02 |
|
dc.identifier.issn |
2446-6268 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/235 |
|
dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem por objetivo investigar se o contexto educacional baseado no estímulo da responsabilidade e autonomia, provoca uma abordagem profunda ao estudo no aluno ingressante universitário da Antonio Meneghetti Faculdade, instituição onde é aplicada a Pedagogia Ontopsicológica. Teoricamente a pesquisa está fundamentada na abordagem interdisciplinar da Ciência Ontopsicológica. Em termos metodológicos é um estudo de cunho quantitativo, exploratório empírico que teve como sujeitos de pesquisa os discentes ingressados da instituição no primeiro semestre de 2016. Após a aplicação dos instrumentos de coleta Questionário de Processo de Estudo, formulado por Biggs, e Questionário Forma Mentis, desenvolvido por Mencarelli, foi realizada uma análise de correlação utilizando-se o software SPSS Statistics. Como principais resultados, observou-se que o ambiente de estímulo a responsabilidade e autonomia tende a provocar uma abordagem profunda ao estudo por parte do aluno, mas depende ainda de uma escolha individual. Também é importante mencionar o papel do estímulo da autonomia neste processo, que acontece principalmente na relação entre professor e aluno. O desenvolvimento dessa autonomia pode se constituir como um diferencial para estes jovens aturarem no contexto social do mercado de trabalho. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.publisher |
AMF |
pt_BR |
dc.subject |
Responsabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Autonomia |
pt_BR |
dc.subject |
Abordagem profunda ao estudo |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia Ontopsicológica |
pt_BR |
dc.subject |
Faculdade Antonio Meneghetti |
pt_BR |
dc.title |
A Responsabilidade, autonomia e abordagem profunda ao estudo como resultado da Pedagogia Ontopsicológica: um estudo com ingressantes universitários da Antonio Meneghetti Faculdade |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Responsibility, autonomy and deep approach to study as a result of Ontopsychological Pedagogy: a study with university students Antonio Meneghetti Faculty |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |