Abstract:
Atualmente as empresas buscam a satisfação do cliente para planejar as suas estratégias, podendo ser alcançada a partir de diversas ações que as empresas precisam executar. Assim, oferecer produtos e serviços de qualidade, além de preços e prazos são alguns pontos que podem influenciar na satisfação. O objetivo geral foi elaborar um planejamento estratégico e um planejamento operacional para uma empresa do ramo de vinicultura, com base do entendimento do cliente. Foi realizada uma pesquisa de satisfação com os clientes, para posteriormente serem elaboradas a missão, a visão e os valores da empresa, e uma análise FOFA. Para atingirmos os objetivos propostos foram pesquisadas a história da empresa e os conhecimentos do gestor sobre planejamento estratégico e operacional. A metodologia abordada foi estudo de caso, onde foi utilizado um questionário
aplicado aos clientes da referida empresa. A amostragem de respondentes foi definida por clientes antigos da empresa, pessoas que estão começando a frequentá-la e pessoas que raramente frequentam e consomem seus produtos. A partir de uma análise detalhada, foram elaborados o planejamento estratégico e o operacional juntamente com o gestor da empresa. O trabalho atendeu os objetivos propostos inicialmente, sendo realizada uma pesquisa de satisfação com o cliente, definindo a ação da oferta do produto e do atendimento, bem como possíveis modificações e melhorias além de estratégias a curto e longo prazo.