Abstract:
O presente trabalho teve como tema principal definir a importância das redes sociais para micro e pequenas empresas. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi elaborada uma fundamentação teórica relativa ao assunto abordado. Foram aplicados questionários para micro e pequenas empresas, perfazendo um total de oito, a fim de que fossem respondidos os objetivos geral e específicos elaborados inicialmente. Também se procedeu à entrevista de dois profissionais que atuam na área de marketing digital como forma de complementar as informações buscadas. Ao final, constatou-se que cada vez mais as empresas, sejam pequenas ou grandes, estão inseridas no contexto digital e que o marketing nas redes sociais chegou para ficar, tornando-se comprovadamente uma das ferramentas mais eficazes para fazer uma empresa crescer. Ou seja, sabendo usar ferramentas digitais de forma eficiente e assertiva, micro e pequenas empresas só tem a ganhar. As facilidades com que hoje é possível desenvolver o marketing digital estão cada vez mais aproximando consumidores e empresas e, com o uso de ferramentas adequadas é possível mensurar o quanto é possível impactar os consumidores digitais, de maneira positiva ou negativa.