Abstract:
A alta competitividade, a globalização e a necessidade de maior eficiência nas ações e nos resultados das empresas do setor privado fazem com que cada vez mais os gestores priorizem a utilização de novos conceitos gerenciais a fim de atender as crescentes demandas da sociedade, e seus objetivos organizacionais. Neste sentido, uma das ferramentas que vem despertando grande interesse das organizações é a Gestão de Processos, a qual permite uma maior compreensão de como os serviços são gerados e ofertados a população, proporcionando a resolução de eventuais problemas e ineficiências operacionais. O presente estudo tem por objetivo identificar de que forma a Gestão de Processos pode contribuir para o aperfeiçoamento das atividades que são executadas no âmbito da Clínica Médica “X”, a partir do detalhamento de seus pontos críticos e a proposição de ações de melhorias. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e exploratória em relação aos objetivos, utilizando o método de estudo de caso. A escolha da empresa deu-se pela importância que a mesma tem na prestação de serviços a saúde na cidade de Santa Maria/RS. Para a operacionalização do estudo, foi realizado um mapeamento das rotinas, através de ferramentas gerenciais, como a 5W1H utilizado para a observação “in loco” e os
fluxogramas utilizados para a sua representação gráfica. Destaca-se dentre os principais
resultados deste estudo: a racionalização do processo de atendimento e do fluxo das
informações, sua padronização e automação, com maior eficiência, definição de prioridades e redução do tempo de consulta.