Abstract:
Com o avanço acelerado da tecnologia e seu impacto nas empresas, é indispensável à utilização de sistemas gerenciais. Os quais podem trazer diversas melhorias, tais como: otimizar recursos, (tempo e pessoal) e agilizar atendimentos. Neste contexto, foi realizado um estudo de caso com um empresa da rede hoteleira, que não possuía nenhum sistema para gerenciar os mais diversos processos. A fim de agilizar tais processos, um sistema web foi construído. Por meio de reuniões fez-se a elaboração de um business case da empresa e levantamento de requisitos para o desenvolvimento do software. O desenvolvimento do sistema web teve prosseguimento, com as seguintes funcionalidades: autenticação e acesso ao sistema via login, controle e permissões de usuários, processo de reservas, processo de check-in e visualização dos quartos. Bem como adição de despesas, processo de check-out, comandas para controle de gastos de não hóspedes ou eventos empresariais, módulo financeiro para controle de gastos e faturamentos via relatórios, cadastro de clientes e histórico de hospedagens. Através da aplicação de um questionário, foi possível identificar várias contribuições do sistema ao trabalho dos funcionários do hotel. Como a centralização de informações importantes, agilidade de atendimento ao cliente e otimização de tempo gasto em determinadas atividades.