Abstract:
A sociedade contemporânea caracteriza-se principalmente por um avanço tecnológico volátil, diversos tipos de tecnologias estão cada vez mais inerentes à nossa realidade, tendo como principal intuito facilitar a vida das pessoas, através de dispositivos inteligentes, aplicações inteligentes. Cada vez mais soluções inteligentes surgem para gerenciar tantos dispositivos, objetos conectados, a partir disso criam-se diversas Aplicações IoT (Internet das Coisas). Essas aplicações caracterizam-se por ser implantadas em diversos âmbitos sociais, como saúde, educação, segurança pública, etc.
Dentro de um ambiente educacional, diversas soluções inteligentes podem ser empregadas através da utilização de dispositivos IoT, principalmente no contexto de sala de aula inteligente (Smart Classroom), onde pode-se buscar diversos métodos de melhoramento através de ferramentas de ensino-aprendizagem, controle de assiduidade, entre outros. O presente trabalho busca propor uma solução justamente em um ambiente educacional, com foco sobre os temas de IoT e Smart Classroom, com propósito geral de propor uma automação no controle de assiduidade dos discentes inerentes a uma Instituição de Ensino, buscando-se propor um método de gestão mais ágil e eficiente nos processos pedagógicos/administrativos. Através desse objetivo, foi projetada uma plataforma composta por um protótipo de baixo custo e open source e um Sistema Web que tem como função gerenciar os dados recebidos no protótipo com relação a assiduidade dos discentes. A plataforma foi testada durante o mês de novembro dentro da instituição de ensino Antônio Meneghetti Faculdade (AMF), no curso de Sistemas de Informação em duas disciplinas com um total de 18 participantes (alunos).
Sendo coletados os resultados através da validação das presenças dos alunos e um questionário repassado a cada participante ao final dos testes, ambos implementados com sucesso, coletando as digitais e validando as presenças dos alunos com êxito, e conjuntamente, a aplicação do questionário, com a maioria dos participantes tendo uma percepção positiva com a viabilidade e eficiência da implantação dessa solução dentro da instituição.