AMF - Respositório Acadêmico

Análise do impacto da dedicação de professores da educação básica no desempenho dos alunos

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dc.contributor.author Santos, Rafael Camacho Rinaldi dos
dc.date.accessioned 2019-02-19T19:49:44Z
dc.date.available 2019-02-19T19:49:44Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/325
dc.description.abstract O presente trabalho busca analisar o impacto da dedicação dos professores no desempenho dos alunos, através de uma série de regressões pelo método de Efeitos Fixos para as escolas. Utilizou-se como variáveis dependentes as notas de proficiência em Língua Portuguesa e em Matemática no Saeb 2015, para alunos de escolas privadas e públicas do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. A fim de se identificar e corrigir possíveis vieses de seleção, analisou-se como professores estão alocados entre escolas, e como professores e alunos estão alocados dentro de uma mesma escola entre as diferentes turmas. Não foi possível identificar impacto positivo de uma maior dedicação dos professores às atividades extraclasse (não-letivas), tampouco impacto positivo de uma dedicação integral dos professores à escola. A dedicação parcial, no entanto, definida como um professor que leciona menos de 20 horas semanais na escola, apresenta um coeficiente consistentemente negativo para alunos do 9º ano da rede privada, sendo esse impacto ainda mais evidente na disciplina de Matemática. As características dos alunos, conforme esperado, quando adicionadas à regressão, ficam com alto poder explicativo em quase todos os casos. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação no Brasil, ensino básico, dedicação de professores, estimador de efeitos fixos pt_BR
dc.title Análise do impacto da dedicação de professores da educação básica no desempenho dos alunos pt_BR
dc.type Other pt_BR


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