dc.description.abstract |
O presente trabalho busca analisar o impacto da dedicação dos
professores no desempenho dos alunos, através de uma série de regressões pelo
método de Efeitos Fixos para as escolas. Utilizou-se como variáveis dependentes as
notas de proficiência em Língua Portuguesa e em Matemática no Saeb 2015, para
alunos de escolas privadas e públicas do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série
do Ensino Médio. A fim de se identificar e corrigir possíveis vieses de seleção,
analisou-se como professores estão alocados entre escolas, e como professores e
alunos estão alocados dentro de uma mesma escola entre as diferentes turmas. Não
foi possível identificar impacto positivo de uma maior dedicação dos professores às
atividades extraclasse (não-letivas), tampouco impacto positivo de uma dedicação
integral dos professores à escola. A dedicação parcial, no entanto, definida como um
professor que leciona menos de 20 horas semanais na escola, apresenta um
coeficiente consistentemente negativo para alunos do 9º ano da rede privada, sendo
esse impacto ainda mais evidente na disciplina de Matemática. As características dos
alunos, conforme esperado, quando adicionadas à regressão, ficam com alto poder
explicativo em quase todos os casos. |
pt_BR |