Abstract:
O projeto visa contribuir com uma correção a uma distorção do sistema educacional brasileiro que é o problema da evasão e repetência verificado nas escolas públicas municipais e estaduais. O método utilizado para abordar o problema é oriundo da pedagogia ontopsicológica a qual através das descobertas inéditas auxiliam a realização do potencial integral da pessoa do professor e do aluno. Buscamos desenvolver esse potencial por meio de sua aplicação na construção de materiais didáticos com recursos disponíveis no meio e que resgatam no professor e no aluno o amor ao saber. Através do protagonismo, da ação inteligente do professor e aluno, ambos empenham-se em transformar esta sua atividade em sucesso, aprendendo o valor da responsabilidade e do uso da capacidade intrínseca que existe em cada um para solucionar os seus problemas. As ações desenvolvidas são: a) oficinas de formação inicial e continuada; b) atividades de orientação teórico-práticas; c) acompanhamento das ações por meio de pesquisas (questionários, registros, depoimentos, fotos, seminários de socialização, etc.). Apesar de grandes investimentos em políticas públicas de fomento ao livro didático e de capacitação continuada para os professores, as pesquisas demonstram que estes possuem dificuldades em suas práticas e sentem-se impotentes frente ao fracasso escolar dos seus alunos. Com nosso projeto, esse quadro mudou completamente, os resultados demonstram que os professores se comprometem mais com a aprendizagem dos alunos e re-aprendem a aprender facilitando assim o contato com o aluno, que aprendendo sente-se feliz e realizado e se desenvolve segundo a lógica de sua inteligência, aprendem a conhecer desenvolvendo os instrumentos de sua aprendizagem. Todos os princípios pedagógicos aplicados são fundamentados na pedagogia ontopsicológica. Consideramos que projetos como este podem ser replicados tendo em vista que a metodologia ontopsicológica é a garantia de sucesso e desenvolvimento do mesmo. O projeto visa atingir diretamente o 2º ODM – “Educação Básica de Qualidade para todos” e indiretamente relacionado a todos os demais ODMs, visto que, a educação é a base do desenvolvimento de toda a sociedade.