AMF - Respositório Acadêmico

Projeto pedagogia ontopsicológica: promoção e qualificação das práticas educativas escolares

Show simple item record

dc.contributor.author MEZOUI, Hanifa
dc.contributor.author LORIOT, François
dc.contributor.author GIORDANI, Estela Maris
dc.contributor.author CORRÊA, Marcelo Girade
dc.contributor.author MENDES, Adriane Maria Moro
dc.contributor.author RODRIGUES, Ariane Wollenhoupt da Luz
dc.contributor.author PIRES, Fábio
dc.contributor.author GERSTNER, Henrique A.
dc.contributor.author SOARES, Josemar Sidinei
dc.contributor.author BOER, Noemi
dc.contributor.author TEIXEIRA, Regina
dc.contributor.author NEVES, Rosane Maria
dc.contributor.author CARVALHO, Tereza Cristina M. B.
dc.date.accessioned 2019-03-21T23:04:16Z
dc.date.available 2019-03-21T23:04:16Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/382
dc.description.abstract O projeto visa contribuir com uma correção a uma distorção do sistema educacional brasileiro que é o problema da evasão e repetência verificado nas escolas públicas municipais e estaduais. O método utilizado para abordar o problema é oriundo da pedagogia ontopsicológica a qual através das descobertas inéditas auxiliam a realização do potencial integral da pessoa do professor e do aluno. Buscamos desenvolver esse potencial por meio de sua aplicação na construção de materiais didáticos com recursos disponíveis no meio e que resgatam no professor e no aluno o amor ao saber. Através do protagonismo, da ação inteligente do professor e aluno, ambos empenham-se em transformar esta sua atividade em sucesso, aprendendo o valor da responsabilidade e do uso da capacidade intrínseca que existe em cada um para solucionar os seus problemas. As ações desenvolvidas são: a) oficinas de formação inicial e continuada; b) atividades de orientação teórico-práticas; c) acompanhamento das ações por meio de pesquisas (questionários, registros, depoimentos, fotos, seminários de socialização, etc.). Apesar de grandes investimentos em políticas públicas de fomento ao livro didático e de capacitação continuada para os professores, as pesquisas demonstram que estes possuem dificuldades em suas práticas e sentem-se impotentes frente ao fracasso escolar dos seus alunos. Com nosso projeto, esse quadro mudou completamente, os resultados demonstram que os professores se comprometem mais com a aprendizagem dos alunos e re-aprendem a aprender facilitando assim o contato com o aluno, que aprendendo sente-se feliz e realizado e se desenvolve segundo a lógica de sua inteligência, aprendem a conhecer desenvolvendo os instrumentos de sua aprendizagem. Todos os princípios pedagógicos aplicados são fundamentados na pedagogia ontopsicológica. Consideramos que projetos como este podem ser replicados tendo em vista que a metodologia ontopsicológica é a garantia de sucesso e desenvolvimento do mesmo. O projeto visa atingir diretamente o 2º ODM – “Educação Básica de Qualidade para todos” e indiretamente relacionado a todos os demais ODMs, visto que, a educação é a base do desenvolvimento de toda a sociedade. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject educação e formação; crianças, jovens e adultos; pedagogia ontopsicológica; formação continuada dos educadores; construção de material didático. pt_BR
dc.title Projeto pedagogia ontopsicológica: promoção e qualificação das práticas educativas escolares pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account