Abstract:
A convivência nos últimos cinco anos com empresas de base
tecnológica, no Rio Grande do Sul, me permitiu conhecer empresários
extremamente válidos, competentes e realizados. E que acabaram contribuindo
para a criação de uma nova economia em nosso estado; baseada
principalmente na inovação tecnológica. Passa por estes o desafio de tornar o
Rio Grande do Sul uma referência nacional e internacional.
Ao buscar uma temática para meu Trabalho de Conclusão de Curso
(TCC), do MBA Business Intuition – Identidade Empresarial, da Antonio
Meneghetti Faculdade (AMF), me desafiei a trabalhar para compreender com
maior profundidade como vivem e trabalham estes empresários, e,
principalmente, estudar o funcionamento da intuição nos processos de
inovação tecnológica. Alicercei este estudo nos conceitos da Ontopsicologia, e
na metodologia FOIL - Formação Ontopsicológica Interdisciplinar Liderística.
Ou seja, tinha então diante de mim um desafio de grande complexidade
e responsabilidade: no momento em que tanto se fala em inovação como
palavra chave para a melhora da competitividade das empresas e das nações,
buscar não somente expandir e compreender o conceito do que é inovação,
mas, ainda mais, tentar demonstrar a importância da intuição para a tomada de
decisão dos empresários.
Para tanto, entrevistei 14 (quatorze) empresários gaúchos, alguns
jovens, outros mais maduros, mas todos eles administradores de empresas de
base tecnológica, referências em seus segmentos. Produzi um questionário
com 10 (dez) perguntas, e os entrevistei pessoalmente, um a um, gravando
seus depoimentos. Foi um grande privilégio para mim, e muito enriquecedor,
pois percebi que acabava de ter em mãos algo grandioso: os depoimentos de
empresários referência em nosso estado, que relatavam como faziam inovação
nas suas empresas. Não estava lendo um livro sobre a teoria da inovação;
estava diante de mim um pouco da história da inovação tecnológica gaúcha.
O objetivo desta obra é fazer uma análise da compreensão dos
empreendedores do setor de tecnologia a cerca da relação da intuição com a
inovação, utilizando como background teórico a Ontopsicologia.