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A presença da mulher na liderança dos negócios é uma realidade no Brasil e no mundo, no agronegócio essa situação não é diferente. O artigo apresenta um estudo sobre este tema, com objetivo de entender como se dá sua atuação, quais os valores que diferenciam em relação ao homem, quais os espaços a serem ocupados e perspectivas futuras, a pesquisa utilizada foi de abordagem qualitativa e as participantes foram 12 mulheres atuantes no setor em Alegrete-RS. Os resultados permitiram a identificação do perfil das participantes como mulheres maduras, a maioria casadas, com dois filhos, inseridas no Agronegócio através da família, com formação qualificada e atuantes em média há mais de 10 anos na agropecuária, desenvolvendo atividades na gestão e operação dos negócios; com espaço de liderança representativo e participantes das decisões estratégicas; acreditam que as mulheres vem ganhando este espaço por serem mais organizadas, objetivas e mais sensíveis que os homens, mas que ainda consideram o preconceito como sendo uma das principais barreiras a ser enfrentada. Também ficou demonstrado que as pesquisadas estão pré-dispostas a participarem de grupo de estudos para tratar de assuntos profissionais e de liderança feminina no Agronegócio, mostrando que há potencial a ser explorado, vindo ser um ponto de força para ocupação dos espaços existentes dentro do setor, que está em grande expansão. |
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