Abstract:
Durante a trajetória de mais 30 anos de vida profissional, atuando por 22 anos nas estruturas de RH de grandes empresas, observei que o planejamento de carreira foi e ainda é uma preocupação dos empregadores e empregados. O foco dos primeiros está ligado na identificação e retenção dos melhores colaboradores e dos últimos, na busca de oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional que culminem em cargos e salários diferenciados dentro das estruturas hierárquicas das organizações. Nos jovens esta preocupação começa na escolha do curso de formação técnico ou superior e nos empregadores geram investimentos em Programas de estágio, de trainees e em políticas e práticas corporativas que visam atrair e reter os melhores profissionais. O objetivo deste trabalho é evidenciar o entendimento do conceito de carreira e de como ela pode se desenvolver no mundo corporativo usando como base principal, a visão de dois autores brasileiros: Prof. Dr. Joel Souza Dutra e o consultor de empresas Gutemberg Macedo, que citam as pesquisas dos Profs. Drs. Edgar Shein e Derr, sobre os motivadores que definem e impulsionam as carreiras dos profissionais. O argumento que pretendemos colocar em evidência é que apesar do forte apelo das oportunidades de carreira oferecidas pelas empresas, os profissionais deveriam valorizar o que os interessa e estimula, para optarem pelas melhores oportunidades de carreira para si próprios, lembrando que estas podem se modificar ao longo de sua vida. Concluímos que o planejamento de carreira deve ser estabelecido não apenas por meio de um referencial externo suportado pelo o que as empresas oferecem, mas principalmente pelo autoconhecimento, de forma a contemplar as particularidades de cada pessoa, conduzindo o ser humano à autorrealização, quando mencionaremos aspectos do Humanismo e da Ciência Ontopsicológica.