Abstract:
O objetivo deste artigo é apresentar e identificar o perfil do criativo e as indicações de como fazer a gestão destes perfis em uma agência .
Optou-se pelo desenvolvimento de um artigo com o tema desafiador e de grande relevância sobre gestão de pessoas e de como lidar com personalidades diferentes em um ambiente movido pela criatividade e impulsos, de forma clara e estruturada, para gerar mais resultados. Na indústria criativa, o ambiente de trabalho de uma agência de marketing, publicidade e propaganda é muito livre, por isso, um pouco complexo em função das personalidades adversas e modo de gestão. Um cenário que apresenta grande responsabilidade, uma vez que o setor de comunicação exige a variedade de ideias, novos conceitos, relacionamento interno e externo com profissionais e clientes, alta demanda por parte dos clientes e curto prazo de entrega dos serviços de criação. Se estes fatores não forem bem geridos e administrados, podem causar falhas no processo de criação, além de causar problemas para a empresa e clientes. Com base nesta problemática, optou-se pelo desenvolvimento de um artigo com o tema desafiador e de grande relevância sobre gestão de pessoas e de como lidar com personalidades diferentes em um ambiente movido pela criatividade e impulsos, de forma clara e estruturada, para gerar mais resultados. Para isso, é foi exposto o cenário da indústria e da economia criativa, os tipos de profissionais criativos e como fazer a gestão de pessoas, com determinadas características de personalidade e fazer gerir a agência de modo produtivo e funcional, resolvendo o problema do cliente e o problema das pessoas que trabalham na agência. Este estudo visa refletir sobre fatores como a tomada de consciência do tipo criativo e suas características, alinhado ao processo de delegação segundo aos conceitos da FOIL, que fundamentam as atividades a serem realizadas em uma agência de comunicação, como política para o processo criativo da agência, visando a valorização do humano e a produtividade do trabalho.