dc.contributor.author |
SANTOS, Luciana dos |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-02T18:02:15Z |
|
dc.date.available |
2019-05-02T18:02:15Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/416 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho de pesquisa trata sobre o tema do processo de construção do formador de professores para atuarem na Educação Musical especificada na Musicalização Infantil. O objetivo geral foi “relatar como se dá o processo de construção do formador de professores, a partir das premissas FOIL na formação de pessoas, para atuarem na Educação Musical especificada na Musicalização Infantil”. A Fundamentação Teórica contempla três momentos: 1) Formação de professores segundo as visões atuais da educação musical; 2) Capacitação de professores da área de educação musical – especificada na Musicalização Infantil; 3) Metodologia FOIL: premissas para a formação do jovem líder. A metodologia utilizada nesta pesquisa tem como tipo de pesquisa a pesquisa qualitativa e trajetórias no trabalho e processos identitários segundo Soares (2009). Foram entrevistadas duas jovens que atualmente moram e trabalham na cidade de Curitiba-PR. O instrumento de coleta de informação foi realizado por meio de questionário com dez questões abertas, previamente elaboradas pela autora. Os resultados da pesquisa são apresentados em seis categorias: Uma Composição: Formação Musical e Acadêmica; Ensaio Profissional; Musicalização Infantil na Vida de três Jovens; Encontros de Capacitação: Aprofundando Conhecimentos e Formando uma Identidade Profissional; A Formação de quem busca Formar; O Futuro que se faz Presente. Os resultados apontam reflexões e percepções que as entrevistadas e a autora fazem sobre os encontros de Capacitação, sua trajetória profissional e seu amadurecimento para projetos futuros. |
pt_BR |
dc.subject |
Formação Continuada, Capacitação, Musicalização Infantil |
pt_BR |
dc.title |
Educação Musical e musicalização infantil: três trajetórias que se entrelaçam. |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |