| dc.contributor.author | SANTOS, Luciana dos | |
| dc.date.accessioned | 2019-05-02T18:02:15Z | |
| dc.date.available | 2019-05-02T18:02:15Z | |
| dc.date.issued | 2013 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/416 | |
| dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa trata sobre o tema do processo de construção do formador de professores para atuarem na Educação Musical especificada na Musicalização Infantil. O objetivo geral foi “relatar como se dá o processo de construção do formador de professores, a partir das premissas FOIL na formação de pessoas, para atuarem na Educação Musical especificada na Musicalização Infantil”. A Fundamentação Teórica contempla três momentos: 1) Formação de professores segundo as visões atuais da educação musical; 2) Capacitação de professores da área de educação musical – especificada na Musicalização Infantil; 3) Metodologia FOIL: premissas para a formação do jovem líder. A metodologia utilizada nesta pesquisa tem como tipo de pesquisa a pesquisa qualitativa e trajetórias no trabalho e processos identitários segundo Soares (2009). Foram entrevistadas duas jovens que atualmente moram e trabalham na cidade de Curitiba-PR. O instrumento de coleta de informação foi realizado por meio de questionário com dez questões abertas, previamente elaboradas pela autora. Os resultados da pesquisa são apresentados em seis categorias: Uma Composição: Formação Musical e Acadêmica; Ensaio Profissional; Musicalização Infantil na Vida de três Jovens; Encontros de Capacitação: Aprofundando Conhecimentos e Formando uma Identidade Profissional; A Formação de quem busca Formar; O Futuro que se faz Presente. Os resultados apontam reflexões e percepções que as entrevistadas e a autora fazem sobre os encontros de Capacitação, sua trajetória profissional e seu amadurecimento para projetos futuros. | pt_BR |
| dc.subject | Formação Continuada, Capacitação, Musicalização Infantil | pt_BR |
| dc.title | Educação Musical e musicalização infantil: três trajetórias que se entrelaçam. | pt_BR |
| dc.type | Article | pt_BR |