dc.contributor.author |
BULEGON, Ana Marli |
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dc.contributor.author |
HENTGES, Vanice |
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dc.date.accessioned |
2019-05-23T17:36:12Z |
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dc.date.available |
2019-05-23T17:36:12Z |
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dc.date.issued |
2019 |
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dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/433 |
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dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta os resultados de um estudo de caso que envolve a programação visual no Ensino Fundamental a partir do uso do Scratch. Este estudo teve por objetivo desenvolver conhecimentos básicos de Matemática de uma forma lúdica, aliando a programação de software às atividades de sala de aula. Os dados foram coletados a partir do uso do Scratch para o desenvolvimento de animações, jogos, histórias, etc. com crianças de 9 a 11 anos de uma escola municipal em São João do Polêsine/RS. Os resultados obtidos demonstram que a programação de software potencializou o estudo de sala de aula e a aprendizagem de conceitos de matemática; despertou a autonomia das crianças para estudos extraclasse com e sobre a tecnologia de informação e comunicação; entre outros. |
pt_BR |
dc.subject |
scratch, programação de software, cultura digital, ambiente de autoria |
pt_BR |
dc.title |
Programação visual no ensino fundamental: uso do SCRATCH. |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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