Abstract:
O objetivo dessa pesquisa é estudar a influência da gestão na cultura organizacional e desta nos resultados do agronegócio, tendo como foco o case de uma Fazenda no Mato Grosso - Brasil. Para isso, se buscou entender o significado da cultura organizacional como um modo de vida, um sistema de crenças, expectativas e valores, uma forma de interação e relacionamento típico de determinada organização. Identificou-se ainda que a perspectiva ontopsicológica pode contribuir uma vez que sua teoria e prática responsabilizam diretamente os líderes, gestores e membros da equipe pelos resultados da organização. Para diagnosticar a cultura organizacional da Fazenda foram aplicados questionários, entrevistas e desenvolvidas atividades lúdicas com os profissionais, o que permitiu identificar manifestações da cultura atual. Foram pesquisadas cinco dimensões: a comunicação, a imagem organizacional, a infraestrutura, o desenvolvimento técnico-profissional e a realização. Tais dimensões expressam com maior clareza a cultura da organização. Da análise dos dados e resultados, foi possível identificar que atualmente há uma apatia nos profissionais da Fazenda em relação aos resultados, e que os líderes precisam conhecer melhor a realidade dinâmica (valores, relações, grupos, potencialidades, virtudes, dificuldades, imaginário) da Fazenda. É necessário atualizar a imagem de agronegócio, para os líderes e para os profissionais em geral.