dc.description.abstract |
Alguns conceitos de Matemática costumam ser confundidos pelos estudantes. Normalmente, eles tendem a aprendê-los de forma descontextualizada do seu cotidiano próximo e a aceitar o conhecimento escolar sem entender como ele foi construído. Neste sentido, este trabalho teve por objetivo investigar o uso da Psicotea como estratégia de ensino e de aprendizagem dos conceitos envolvidos no tema Matemática Financeira, os quais são estudados no Ensino Médio. Para a obtenção desses objetivos, fez-se uso da Psicotea, inserida na metodologia de Resolução de problemas. Os episódios teatrais, desenvolvidos com estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual do interior do Rio Grande do Sul na área da Matemática, partiram de problemas do cotidiano dos estudantes. Este trabalho evidenciou a aprendizagem dos estudantes diante do conhecimento de Matemática Financeira estudada na medida em que propunham desafios aos colegas, atores dos episódios e plateia, e os resolviam com base naquele conhecimento. A participação nos episódios estimulou nos estudantes a tomada de consciência sobre o conhecimento não só da Matemática Financeira, mas também dos estereótipos utilizados em cada profissão. |
pt_BR |