AMF - Respositório Acadêmico

Contribuições da Psicotea para o ensino e a aprendizagem de conceitos de matemática

Show simple item record

dc.contributor.author BULEGON, Ana Marli
dc.date.accessioned 2019-05-28T22:41:33Z
dc.date.available 2019-05-28T22:41:33Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/445
dc.description.abstract Alguns conceitos de Matemática costumam ser confundidos pelos estudantes. Normalmente, eles tendem a aprendê-los de forma descontextualizada do seu cotidiano próximo e a aceitar o conhecimento escolar sem entender como ele foi construído. Neste sentido, este trabalho teve por objetivo investigar o uso da Psicotea como estratégia de ensino e de aprendizagem dos conceitos envolvidos no tema Matemática Financeira, os quais são estudados no Ensino Médio. Para a obtenção desses objetivos, fez-se uso da Psicotea, inserida na metodologia de Resolução de problemas. Os episódios teatrais, desenvolvidos com estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual do interior do Rio Grande do Sul na área da Matemática, partiram de problemas do cotidiano dos estudantes. Este trabalho evidenciou a aprendizagem dos estudantes diante do conhecimento de Matemática Financeira estudada na medida em que propunham desafios aos colegas, atores dos episódios e plateia, e os resolviam com base naquele conhecimento. A participação nos episódios estimulou nos estudantes a tomada de consciência sobre o conhecimento não só da Matemática Financeira, mas também dos estereótipos utilizados em cada profissão. pt_BR
dc.subject Psicotea. Matemática Financeira. Pensamento Crítico. Tomada de decisão. Estereótipos. pt_BR
dc.title Contribuições da Psicotea para o ensino e a aprendizagem de conceitos de matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account