Abstract:
Nas próximas décadas, a utilização de cartões de débito e crédito tende a ser cada vez mais participativa no mercado consumidor brasileiro, por isso suas vantagens e desvantagens devem ser analisadas pelas empresas que optam por este meio de recebimento de suas vendas. Este estudo teve como objetivos verificar o impacto das comissões, com cartões pagas às operadoras, na margem de lucro operacional bruta da empresa estudada, identificar e analisar as taxas efetivas incorridas sobre as operações com cartões de débito e crédito e, analisar as formas de obtenção de disponibilidades financeiras. A metodologia utilizada foi do tipo exploratória descritiva quantitativa e a técnica trabalhada foi o relato de caso que se deu em um supermercado de médio porte situado na cidade de Faxinal do Soturno/RS. A coleta de dados se deu mediante entrevistas, análise de relatórios contábeis e gerenciais, e de documentos financeiros da empresa. Os dados coletados e analisados demonstraram que as comissões com cartões de débito e crédito causam impacto significante nos resultados
esperados pela empresa, reduzindo a margem de lucro da empresa e consequentemente o lucro desejado estabelecido no momento da formação do preço de venda. Por isso, as
comissões devem ser levadas em consideração no momento da formação do preço de venda, algo que não foi identificado como sendo feito no trimestre estudado.