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Este estudo tem por objetivo compreender as contribuições da Metodologia IMPARE para a formação da musicalidade de professores não especialistas em Música, bem como de que modo o paradigma Ontopsicológico pode vir a fomentar a construção do conhecimento na área da Música nas escolas brasileiras, tendo em vista a Lei Nacional número 11.769 de 2008. Para tanto, utilizou-se uma abordagem metodológica do tipo qualitativa, com aportes teóricos das premissas do Paradigma Ontopsicológico, nos quais se utilizou os estudos de Meneghetti (2004; 2005; 2007; 2008); Mendes (2015) e Carvalho (2014). Para desenvolver a análise das narrativas apresentadas pelas professoras pesquisadas durante a entrevista realizada pelo pesquisador. As professoras que fazem parte da pesquisa são docentes efetivas da rede municipal de ensino de São João do Polêsine/RS, sendo pessoas que participam e adotam, em sala de aula, a Metodologia IMPARE no contexto da Educação Musical, desde o ano de 2014 até os dias atuais. Assim, a partir dessa análise das falas dessas professoras, emergiram quatro princípios que guiaram as discussões apresentadas nesse trabalho e que objetivaram responder a questão: “Quais as contribuições da Metodologia IMPARE para a formação da musicalidade a partir do ser musical em dialética com o contexto cultural de professores não especialistas em Música?”. Os princípios de análise, portanto, são: (1) Percepção como ser musical, (2) Estética, (3) Ordem de Vida e (4) Música como Linguagem. Logo, conclui-se afirmando que a Metodologia IMPARE, por meio do seu projeto “Musicalizando a Rede”, consiste em uma perspectiva metodológica que trouxe contribuições significativas e fundamentais na formação da musicalidade de professores não especialistas a partir do ser musical em dialética com o contexto cultural ao qual pertencem, uma vez que permitiu às docentes ressignificarem suas concepções e conhecimentos acerca da música e da educação musical no contexto das escolas. Além do mais, a Metodologia IMPARE, possibilitou que a Lei Nacional 11.769 de 2008 fosse atendida com qualidade, trazendo resultados na constituição do ser das crianças envolvidas no projeto. |
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