Abstract:
O presente estudo tem como objetivo analisar o trabalho realizado pela administração do Sport Club Internacional durante os últimos 9 (nove) anos. Através de um estudo comparativo entre a situação da qual o clube se encontrava antes de assumir a atual direção e na qual o clube se encontra hoje, analisaremos ações realizadas pela atual direção. Para melhor ilustrar o trabalho, será feita a aplicação de questionários junto a torcedores do clube. O questionário será composto por perguntas quantitativas referentes as ações que levaram o Sport Club Internacional a tornar-se um exemplo de administração bem sucedida. Após será feita a análise das respostas. No foco da analise estarão as ações administrativas e de marketing esportivo que tiveram relevante importância e que levaram a despertar no torcedor o sentimento de amor pelo clube e conscientizá-lo da importância de disputar competições internacionais. A conquista de diversos títulos foi responsável pelo aumento de números de sócios do clube, pelo licenciamento de novos produtos, pelo aumento na participação de novos patrocinadores e pelo interesse de clubes do exterior em participar de torneios amistosos. Busca-se evidenciar, após a estruturação da revisão de literatura a análise dos dados, que o sucesso obtido pelo Clube nos últimos anos deve-se, sobretudo, a ótima administração gerencial realizada após a posse de Fernando Carvalho como presidente no clube.