Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar como o Empório Zoriano implementa e
realiza sua logística de recebimento e distribuição de produtos, tendo como foco o bem servir seu cliente e, como objetivos específicos: analisar a relação entre a demanda do cliente e a efetivação do pedido junto ao fornecedor para a otimização da logística de recebimento e distribuição pelo supermercado; estudar as diversas possibilidades de encomendas a fornecedores que o supermercado realiza de acordo com suas necessidades cotidianas; identificar as possibilidades de inovação frente as demandas de novos produtos avaliadas de acordo com a expansão e crescimento do supermercado para suprimento das necessidades dos clientes. Para o alcance desses objetivos foi realizado um estudo de caso no Empório Zoriano, a fim de identificar as atividades envolvidas no processo logístico. A Revisão Teórica envolveu os seguintes temas: histórico da ciência da administração; administração na atualidade; história da logística; conceito de logística empresarial; logística em supermercados; histórico do Recanto Maestro ambiente onde está inserido o Empório Zoriano e o bem servir no atendimento ao cliente do Empório Zoriano. O principal resultado deste estudo foi a elaboração do Modelo Logístico do Empório Zoriano, com suas peculiares características, principalmente, no saber servir o cliente.