Abstract:
O presente estudo teve o objetivo de analisar as dimensões da mentalidade empreendedora e as características do comportamento empreendedor de alunos e professores de graduação de uma instituição de ensino superior que desenvolve atividades e projetos de educação empreendedora. Como metodologia, trata-se de pesquisa teórico-empírica, com enfoque quantitativo, do tipo descritivo. A coleta dos dados foi realizada por meio do questionário de características comportamentais empreendedoras de McClelland (MSI, 1990), e do questionário forma mentis para analisar a mentalidade empreendedora, de Mencarelli (2014), e os dados foram analisados a partir de testes estatísticos. Pode-se inferir, a partir dos resultados desta pesquisa, que aspectos da mentalidade e do comportamento empreendedores podem ser desenvolvidos em discentes e docentes a partir de uma proposta de educação empreendedora. A compreensão da natureza empreendedora e de como pensa e age o indivíduo empreendedor pode nortear as ações a serem realizadas com o propósito de criar, sobretudo em países emergentes, sujeitos, organizações e ambientes empreendedores, que gerem desenvolvimento humano, competitividade e crescimento econômico, e avanço social.