Abstract:
Este trabalho teve como objetivo geral estudar melhorias na qualidade do processo de
produção de tapetes e objetivos específicos: identificar e mapear os macroprocessos da
produção de tapetes; analisar os processos de apoio; sugerir a implantação de novos
processos; criar uma rotina de execução e avaliação dos processos-chave; desenvolver uma cartilha institucional; elaborar manuais para orientar o trabalho. Para o alcance desses objetivos foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva, com aplicação de questionário aos colaboradores da fábrica de tapetes. Apresenta os processos que são necessários na produção de tapetes. São colocado os problemas que podem ser melhorados na produção, como trabalhar só com colaboradores fiéis a empresa, usar devidamente os materiais que estão disponíveis, máquinas não apresentando problemas, compra de material adequado para a produção. A definição de processo é um conjunto de atividades que envolvem (entradas = inputs) para transformá-los em produtos a serem colocados no mercado consumidor (saídas = outputs). Usar a qualidade como palavra- chave aos seus colaboradores, faz com que eles comecem a entrar nas equipes, há vários tipos de equipes: a equipe nova, equipe comprometida, equipe em crescimento, equipe bem sucedida e a equipe em legado, a empresa que apresenta de forma organizada suas equipes certamente está colhendo uma boa produção.