AMF - Respositório Acadêmico

Alinhamento de aspectos do clima organizacional: um estudo de caso em uma empresa do setor varejista

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Estéfani Costa da
dc.date.accessioned 2020-05-21T18:46:51Z
dc.date.available 2020-05-21T18:46:51Z
dc.date.issued 2019-11-28
dc.identifier.uri http://repositorio.faculdadeam.edu.br/xmlui/handle/123456789/607
dc.description.abstract O mercado de trabalho rotineiramente é impactado pelas mudanças que ocorrem globalmente motivadas pela busca de competitividade. Nesse sentido desenvolver e melhorar processos, capacitar as pessoas e buscar ferramentas que promovam melhorias na forma de gerir os negócios tornam-se imperativos. Um dos fatores que pode influenciar diretamente nos resultados da empresa são as pessoas. A gestão de pessoas é essencial para que uma organização consiga desenvolver os demais requisitos empresariais e, no que se refere as pessoas um dos indicadores que pode medir como a força de trabalho está preparada para contribuir com os resultados é o clima organizacional. Um bom ambiente de trabalho não é obtido apenas com remuneração atrativa. A relação com os colegas, superiores e a própria empresa devem estar harmônicos e, assim, cada colaborador pode desempenhar o seu potencial máximo. Um clima organizacional favorável pode influenciar colaboradores a ficarem satisfeitos com a realização do seu trabalho e com a empresa. Este estudo realizou uma pesquisa de clima organizacional com o objetivo de verificar o alinhamento de aspectos de clima organizacional de uma empresa do setor varejista na Região Centro do Estado do Rio Grande do Sul. Questões motivacionais, Relacionamento interpessoal, Comunicação, Liderança, Remuneração, Estrutura e condições de trabalho, Carreira e Reconhecimento foram verificadas. Utilizou-se um questionário em escala de importância junto aos colaboradores da empresa e um questionário junto à gerência. O estudo, com caráter descritivo com enfoque quanti-qualitativo, foi aplicado no supermercado SuperMax, em setembro de 2019. Os resultados da pesquisa mostraram que os aspectos com maior satisfação dos colaboradores foram Estrutura e condições de trabalho, Liderança, Comunicação e Reconhecimento, quanto à gerência os aspectos mais importantes são Liderança, Reconhecimento, Relacionamento interpessoal e Estrutura e condições de trabalho. Com base nos resultados, concluiu-se, portanto, que o estudo acerca do clima organizacional é importante para mensurar o nível satisfação dos colaboradores, onde a pesquisa de clima organizacional realizada na empresa em estudo irá ajudá-la a ver os seus pontos positivos e negativos, possibilitando melhorar os negativos e assim estar em constante melhoria no seu ambiente de trabalho. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Clima organizacional pt_BR
dc.subject Indicadores de desempenho pt_BR
dc.subject Motivação pt_BR
dc.subject Varejo pt_BR
dc.subject Resultados pt_BR
dc.title Alinhamento de aspectos do clima organizacional: um estudo de caso em uma empresa do setor varejista pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account